Plano de Rigging é o ato de planejar a execução do trabalho a ser realizado por um guindaste. O planejamento se faz necessário para garantir principalmente a segurança, seja para a segurança e integridade do objeto a ser movimentado, como também a segurança de todos os envolvidos no processo.
O plano de rigging é a base para um trabalho profissional de içamento. Além de minimizar os riscos quanto a segurança, também potencializa a agilidade do processo de içamento, ao evitar que durante a execução os operadores tenham que desenvolver, por tentativa e erro, a metodologia necessária para a realização daquela tarefa.
O termo rigging, apesar de pouco comum, remonta à Inglaterra da Idade Média, quando surgiram os primeiros equipamentos capazes de movimentar grandes e pesados objetos, que evoluiriam para os guindastes modernos. Assim, conforme o nível de complexibilidade dos processos de içamento foi aumentando – bem como o peso das cargas transportadas, surgiu a necessidade de planejar antes de executar.
A JW Guindastess tem como objetivo principal garantir qualidade de seus serviços, aliada com a rentabilidade do cliente, fornecendo soluções fortes para quase todas as necessidades de içamento e movimentação de cargas, sempre considerando todas as normais técnicas e legais para a execução das tarefas. A cada trabalho realizado, a empresa acumula essa experiência, que é continuamente utilizada para melhorar todos os processos.
Desde o início da civilização o homem aprendeu que planejar é a essência, a base da evolução da sociedade. A história também já provou que muitas catástrofes poderiam ter sido evitadas caso a ação tivesse sido planejada de forma meticulosa. Nos processos de içamento pesado e transporte de cargas especiais, não é diferente, motivo pelo qual a JW Guindastess possui uma equipe qualificada para criar planejamentos de rigging de qualidade, assegurando o sucesso de operação e otimizando o tempo e a verba de seus clientes.
A mais de 10 anos atuando no segmento de guindastes a empresa se mantém atualizada e em constante transformação para se adequar as novas necessidades do mercado, seja na forma de executar os trabalhos ou mesmo na aquisição de novos equipamentos. Naturalmente, o plano de rigging também passa por adequações a fim de buscar a determinar a melhor forma de conduzir as tarefas de içamento.
Ao contrário do que alguns podem imaginar, o plano de rigging não é uma exigência ou processo desnecessário, é uma determinação legal baseada em normas da Secretaria de Trabalho (antigo Ministério do Trabalho e Emprego), que através da NR 12, que caracteriza o plano de rigging como o planejamento detalhado e formalizado para a utilização de guindaste na movimentação de cargas.
No plano de rigging é feito uma extensa avaliação da carga a ser movimentada, assim como do nível de compactação do solo, do relevo, de eventuais construções ao redor, condições climáticas e todos os demais fatores de influência, para determinar quando e como o trabalho será feito, qual tipo de guindaste será escolhido para a missão, com quais acessórios este será equipado e quais protocolos de operação deverão ser observados.
Durante toda a preparação para o içamento de qualquer peça, a JW Guindastes informa e esclarece para o cliente as variáveis analisadas no plano de rigging, para que todos os envolvidos no processo compreendam os passos a serem seguidos, conscientizando equipe e cliente das precauções e procedimentos a serem seguidos.
Içar algo grande e pesado não é uma tarefa simples e nem óbvia. Em muitos casos, o período de planejamento de rigging é maior do que o de execução, contudo, a execução só será segura, rápida e precisa caso o projeto tenha sido desenvolvido de maneira profissional.
Quem já trabalhou com empresas ‘amadoras’ ou seja, realizou içamento de cargas sem a contratação de uma empresa dentro dos padrões exigidos por lei, que opere dentro das normas em vigência do Brasil, pode achar que o plano de rigging é perda de tempo e de recursos, porém, a finalidade deste processo é justamente poupar tempo durante a execução e também evitar acidentes e prejuízos, protegendo a vida das pessoas.
Todos os colaboradores da JW Guindastes são treinados e orientados para seguir o plano de rigging estabelecido a risca, que a grosso modo é uma grande lista de “como agir” em todas as fases de içamentos ou movimentações de cargas pesadas, um script de todos os passos a serem seguidos.
É como se fosse uma receita de bolo, onde há todos os ingredientes, a forma como devem ser misturados e a ordem que isso deve ser feito. Quando uma receita dá errado, todos sentirão o prejuízo, porque o bolo não fica delicioso como deveria. Na ‘receita’ do plano de rigging, nada pode dar errado, porque o prejuízo será em estragos materiais e contra a vida e a saúde das pessoas.
Dessa forma, o plano de rigging é elaborado a três mãos: operador do guindaste, técnico de segurança e engenheiro da JW Guindastess . Após a elaboração, o projeto é revisado por todos os envolvidos, garantindo sua perfeita adequação ao trabalho em vista.
Por isso é fundamental que empresas e pessoas físicas que busquem por serviços de guindaste para içamento e movimentação de cargas escolham criteriosamente seu prestador desses serviços, estudando o portfólio da empresa, verificando o nível de qualificação dos profissionais envolvidos e também se a empresa segue todos os protocolos de segurança que a legislação determina.