Dado o nível de risco e complexibilidade dos processos que envolvem o içamento e movimentação de cargas grandes e pesadas, normalmente de elevado valor agregado e muitas realizada próximo à estruturas frágeis, o Plano de Rigging surge como ferramenta para elevar as taxas de sucesso, ao mesmo tempo em que reduz a chance de algo dar errado.
Todos os clientes que necessitam dos serviços de guindaste devem ficar atentos a esse detalhe fundamental, pois infelizmente nem todas as empresas do ramo seguem os devidos protocolos de segurança, muitas vezes diminuindo a importância da prevenção e ignorando a necessidade do desenvolvimento do Plano de Rigging.
Atualmente com a massiva penetração das redes sociais, é fundamental evitar acidentes e desastres, pois o prejuízo de tais sinistros certamente irão além das perdas materiais e – muitas vezes humanas, que a falta de um Plano de Ringging pode causar. Com a divulgação ampla que as redes sociais trazem, a imagem dos envolvidos será afetada de modo incalculável e também incontrolável.
Ou seja, a prevenção de falhas e o planejamento do processo de içamento e transporte de cargas pesadas e especiais, o Plano de Rigging, é a melhor forma de evitar transtornos e prejuízos, garantindo o sucesso do projeto e a segurança das pessoas, estruturas e materiais envolvidos.
Vivemos hoje em um verdadeiro reality show, no qual tudo que acontece é registrado por alguém em algum lugar, por isso minimizar a possibilidade de acidentes é elementar para quem presa pela credibilidade.
Por sua própria imponência, qualquer tipo de içamento pesado sempre será um foco de atenção para as pessoas e, por consequência, também muito passíveis de serem registrados, o que, no caso de um acidente, aumenta as chances de danos de imagem.
E muito além dos fatores relacionados a imagem, existe também a questão moral, de grande importância, pois colocar vidas em riscos não pode ser um capricho ao qual alguém se permita.
O planejamento é o alicerce do sucesso, o inimigo dos riscos e o melhor aliado da perfeição, por esses e outros motivos a JW Guindastess, desde o início das suas operações, a mais de 10 anos, busca realizar o plano de Rigging em todas as operações nas quais é identificada essa necessidade.
Além disso, a JW Guindastess também busca instruir o mercado acerca da importância de um trabalho profissionalizado no içamento e movimentação de cargas pesadas ou especiais e na necessidade do desenvolvimento do Plano de Ringging.
O fruto dessa iniciativa é um maior conhecimento do mercado sobre a importância do Plano de Ringging e o fato de que, atualmente, muitas empresas já fazem questão de um detalhado planejamento dos procedimentos envolvidos no trabalho com guindastes telescópicos de grande capacidade.
Naturalmente, em operações maiores e mais complexas, o Plano de Rigging tem ainda mais peso, porém, ações aparentemente simples de içamento e transporte de cargas pesadas exige que seja feita uma avaliação do solo no qual as sapatas do guindaste vão se fixar, a velocidade do vento, os obstáculos ao redor e questões legais, como a eventual necessidade de bloquear uma via para manobrar e posicionar o guindaste.
É no setor de construção onde comumente as pessoas veem os guindastes e gruas, assim como, é justamente neste setor onde acidentes ganham maior notoriedade.
Um caso da história que nos mostra a importância do Plano de Ringging: em 2013, durante a construção de um estádio de futebol na capital paulista, dois trabalhadores morreram em virtude de um acidente envolvendo guindastes e o caso ganhou repercussão em todo o mundo. Em 2018 os dois engenheiros responsáveis pelo projeto foram condenados a detenção de um ano e seis meses por ‘imperícia e negligência’, além disso, foi estabelecida uma indenização de 80 salários mínimos para um dos condenados e de 50 salários para outro.
Casos de grande repercussão como esse colocam luz sob a necessidade de segurança e planejamento, pois faz supor que houveram equívocos na elaboração do Plano de Rigging ou na sua execução pelo operador do guindaste. O acidente no estádio atrasou as obras, gerou uma crise de imagem e possivelmente produziu um significativo prejuízo financeiro.
Para evitar desastres dessa magnitude, que tiram a vida de trabalhadores e causam enormes prejuízos materiais, a JW Guindastes coloca o Plano de Rigging como elemento essencial e vital.
Ainda sob questões legais, é fundamental observar que o Plano de Rigging tenha como responsável técnico um engenheiro devidamente credenciados ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Em um eventual acidente, um Plano de Rigging sem a participação de um engenheiro o torna inválido juridicamente, colocando todos os envolvidos em maus lençóis.
Ainda na construção civil, na maioria obras em perímetro urbano, as variáveis envolvidas em um içamento pesado são maiores e mais complexas, pois existem fatores como a rede de energia elétrica e construções ao redor da obra, que comumente são moradia de centenas de pessoas como dos grandes condomínios. Por isso o Plano de Ringging deve ser estudado exaustivamente para que minimize ao máximo a hipótese de acidentes, focando na responsabilidade e na prevenção em detrimento da pressa.